A disfunção eréctil é um problema que está a afectar mais de meio milhão de portugueses, sendo que existem várias causas e muitas delas estão até ligadas ao possível aparecimento de outras doenças completamente distintas. Mas na realidade, existem várias formas de prevenir e controlar o aparecimento deste problema, muitas vezes através do estilo de vida e dos principais hábitos, ou falta deles. O melhor tratamento para a disfunção eréctil é evitar o seu aparecimento, isto é, conhecendo algumas das causas da impotência, é possível prevenir a disfunção eréctil da melhor forma possível, seja através da alteração do estilo de vida, na dieta e alimentação ou simplesmente através de exercícios físicos.
Estilo de Vida
Com o nível de vida completamente stressante que hoje em dia se vive, são muitos aqueles que menosprezam a qualidade de vida e um bom estilo dessa para conseguir cumprir horários e estabelecer as metas a que se propuseram. Mas a realidade é que as mudanças no estilo de vida podem muito bem evitar algumas das causas da impotência mais populares, melhorando a sua saúde no geral e principalmente a sua saúde psíquica. Pequenas alterações podem muito bem fazer milagres a médio e longo prazo, mesmo que não sinta as alterações no momento, é possível que esteja a evitar problemas mais graves nos próximos anos.
Alimentação
Os hábitos alimentares são cada vez piores, seja pela falta de capacidade para cozinhar ou simplesmente porque o tempo aperta, são muitos os homens que procuram sempre uma alimentação desadequada, simplesmente para acompanhar o ritmo do dia. Este tipo de má alimentação pode muito bem levar à obesidade e consequentemente outro tipo de problemas de saúde. O excesso de peso é uma das causas da impotência, por isso manter uma dieta e alimentação equilibrada é meio caminho para conseguir prevenir a disfunção eréctil. Preferir frutas frescas, legumes e vegetais, cereais integrais e uma alimentação com pouca gordura saturada é uma excelente forma de manter o seu organismo saudável e evitar o excesso de peso.
Exercício Físico
O exercício físico é hoje em dia uma das principais preocupações da população. Enquanto que uns usam-no para tentar perder algum excesso de peso que têm, outros usam-no simplesmente para libertar algum stress e ansiedade, enquanto fazem o seu organismo sentir-se bem, da forma mais natural possível. A diminuição de ansiedade e stress no organismo pode muito bem ser uma das melhores formas para evitar alguns problemas e doenças. Ao mesmo tempo, a prática de exercício físico ajuda a aumentar a produção de testosterona, que tem como principal função o bom desempenho sexual. Existem ainda alguns tipos de exercícios que ajudam a evitar algumas causas de impotência, como é o caso dos exercícios kegel. Este tipo de exercícios ajuda a fortalecer os músculos pélvicos, melhorando assim a circulação de sangue e prevenindo a disfunção eréctil. Os exercícios kegel podem ser realizados até durante o momento da extracção de urina, contraindo e abrandando o ritmo da urina, mantendo a contracção durante alguns segundos e soltando o músculo novamente. O ideal é realizar o exercício, no mínimo, 5 vezes por dia, conseguindo assim manter a boa definição do mesmo e ainda conseguindo controlar o mesmo da melhor forma possível, sendo que posteriormente, durante o acto sexual é uma excelente ajuda para evitar a ejaculação precoce.